V Semana da Alimentação e Nutrição do Senac incentiva o estilo de vida saudável


Publicado em : 15/09/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal de vista superior de uma superfície plana e branca com folhas de alface cobrindo parcialmente o espaço formando um círculo, sobre as quais temos porções de alimentos. No sentido horário, temos, batata-doce, macaxeira e inhame crus, macarrão tipo espaguete cru, arroz cru, mais três porções de cereais nas cores branca, cinza e marrom e pão de fôrma integral cortado em fatias. Ao centro, amendoim, castanha e farinha de milho. Fim da descrição.A busca do equilíbrio e da qualidade de vida através de uma alimentação saudável e da prática de atividade física: estes são os princípios que norteiam a V Semana da Alimentação e Nutrição do Senac 2016. Realizado por instrutores do eixo Saúde e alunos do curso técnico em Nutrição, o evento teve início com exposição de stands temáticos e atividade funcional, e terá continuidade com apresentação de palestras com nutricionistas. A programação é aberta aos públicos interno e externo.descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de 5 jovens, em pé, lado a lado, olhando para a frente e sorrindo, vestidos em calça jeans e camisas pretas, sendo um rapaz ao meio e duas moças em seu lado direito e mais duas em seu lado esquerdo.  À frente deles, uma mesa retangular coberta com um tecido branco e à sua frente, colada a palavra Energético em letras maiúsculas pretas. Sobre a mesa, da esquerda para a direita, copinhos descartáveis tipo de cafezinho formam uma fila na horizontal com alguns grãos dentro, ao centro da mesa, folhas de alface formam um círculo e sobre as mesmas, raízes, grãos e pão integral fatiado, e à direita, três taças de vidro transparente com um suco e o alimento que o representa ao lado, sendo o primeiro de cenoura, o segundo de limão e o terceiro de beterraba. Fim da descrição.

De acordo com a nutricionista e instrutora Larissa Monteiro, o acontecimento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil despertou a ideia de tratar sobre a importância do exercício físico: “O objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade da alimentação balanceada associada à atividade física, como estratégia preventiva e de combate às enfermidades que o sedentarismo pode causar”, explicou.

Por este motivo, foi promovida uma atividade funcional para alunos, colaboradores do Senac e visitantes do evento com o instrutor William Guerra, do curso de Massoterapia. “A ideia é mexer com alguns grupos musculares, fazer o corpo dar aquela ‘despertada’, pois a atividade física deve fazer parte da nossa rotina diária, assim como dormir e acordar”, disse.

Descrição da imagem. Foto horizontal de busto para cima de uma jovem mulher de cabelos claros, presos para trás, pele clara, camisa de renda branca, crachá do Senac, gesticula com as mãos e olha para o canto esquerdo da foto, onde aparece parte de uma mão segurando uma caneta sobre uma folha de papel. Ao fundo, amplo espaço com piso em cerâmica azul e branco, algumas cadeiras de plástico pretas e parede ao fundo cor de madeira. Fim da descrição.
A nutricionista Larissa Monteiro

A professora aposentada Angélica dos Anjos Santos soube da programação pela TV e se dirigiu ao Senac para participar do evento. “Acho uma ideia maravilhosa a de despertar a consciência das pessoas para a atividade física e alimentação saudável. Nem todos têm esse conhecimento, embora seja um assunto cada vez mais discutido nos últimos anos. Os alunos estão de parabéns por esta iniciativa”, declarou.

Stands
No espaço de convivência do bloco B foram expostos stands com temas ligados à nutrição. Vitaminas e Sais Minerais, Alimentos Energéticos, Hidratação e Proteínas foram os assuntos abordados pelos alunos. Para eles, uma oportunidade de disseminar aquilo que aprendem em sala. “Para cada trabalho é necessário fazer uma pesquisa e, por isso, a gente aprende mais e mais. Neste evento, tivemos a oportunidade de acrescentar conhecimento além de levar a conscientização sobre um estilo de vida mais saudável”, disse a aluna Maria do Carmo.

PalestrasDescrição da imagem. Foto horizontal de semiperfil, voltada para a direita da imagem, de busto para cima de mulher morena de meia idade, cabelos lisos e grisalhos presos para trás, olhando para baixo, alongando seu braço direito para trás com a ajuda da mão esquerda. Ao fundo, imagem distorcida de outras pessoas realizando o mesmo movimento. Fim da descrição.
A V Semana de Alimentação e Nutrição do Senac terá continuidade, no segundo dia, com apresentação de palestras com nutricionistas convidadas. Rebeca Rocha ministrará a palestra “Alimentos Construtores”; na sequência, Elenice Oliveira falará sobre “Alimentos Energéticos”; em seguida haverá a palestra “Hidratação”, com Ana Carolina Barbosa; e, por fim, Larissa Marina abordará o tema “Alimentos Reguladores”.

 


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*