Senac realiza o Talk Show – Carreiras e Oportunidades


Publicado em : 02/12/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal de trás de um grupo de pessoas localizadas no palco de um auditório. Suas cadeiras formam um seimicírculo de frente para a platéia, a qual está repleta de pessoas. Fim da descrição.
Senac realiza primeiro Talk Show

Divulgar o portfólio de cursos para o primeiro quadrimestre de 2017, destacar a importância da qualificação e atualização profissionais, e compartilhar casos de sucesso de alunos e ex-alunos: estes foram os objetivos da primeira edição do Talk Show – Carreiras e Oportunidades, realizado pelo Senac Sergipe, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. O evento reuniu instrutores, alunos, egressos e representantes de empresas parceiras em um bate-papo sobre educação profissional.

Representando o diretor Regional Paulo do Eirado, o gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional, Marcos Barreto, saudou o público e enalteceu a importância do evento. “Este talk show é muito importante e foi feito com carinho pelos instrutores e analistas do Senac com o intuito de apresentar o que já estamos fazendo e o que estamos preparando para o ano que vem. E, principalmente, para mostrar que a educação profissional é fundamental, sobretudo neste atual momento de crise”, disse.

Talk show

Descrição da imagem. Foto horizontal de busto para cima de um homem em semiperfil atrás de um púlpito transparente, veste camisa social azul, usa óculos de grau e é calvo. Sua boca está entreaberta próxima a um microfone apoiado num pedestal. Ao fundo, banner com logomarca do Senac. Fim da descrição.
O gerente Marcos Barreto

Conduzido pelo instrutor Valter de Souza, o talk show contou com a participação de oito docentes que representaram os diversos eixos tecnológicos do Senac: Isabelle Marques (Produção Cultural e Design), Batson Batalha (Tecnologia da Informação), Marcos Gonçalves (Gestão e Negócios), Caroline Teles (Saúde e Segurança), Paulo César (Turismo e Hotelaria), Georsinete de Castro (Beleza), Maicon Santos (Meio Ambiente) e Ismênia Lima (Eventos). Cada um apresentou as novidades de sua área para 2017 e, ao final, respondeu às perguntas do público.

“A informática é uma ciência que está em constante crescimento e evolução, então é sempre necessário estarmos nos atualizando. Das novidades para o próximo ano, temos o curso de edição de vídeos para redes sociais. É um recurso para a pessoa divulgar seu trabalho, sua empresa, criar um vídeo blog, uma oportunidade para se divulgar para o mundo”, antecipou Batson Batalha.

Descrição da imagem. Foto horizontal do palco de um auditório, ao centro, um homem de terno preto segura microfone próximo a boca, do lado direito e esquerdo, quatro cadeiras com dois homens e duas mulheres em cada lado. Ao fundo, telão com projeção de logomarca do Senac. Na parte inferior da imagem, parte de cadeiras. Fim da descrição.
Instrutores apresentam novidades

Já Maicon Santos, do eixo Meio Ambiente, apresentou como novidade uma consultoria para empresas sobre descarte de resíduos. “Em todos os campos de atuação do Senac, em todos os cursos, em atividades internas e externas, a gente busca sempre priorizar a sustentabilidade. Para 2017, vamos continuar trabalhando em alguns cursos de qualificação e aperfeiçoamento, a exemplo do agente de gestão de resíduos sólidos, sustentabilidade e cidadania ambiental. Temos também uma novidade que é o programa de aperfeiçoamento de gerenciamento de resíduos sólidos para empresas dos mais diversos segmentos. Trata-se de uma consultoria que visa, por meio da otimização de processos, fazer com que a empresa venda uma imagem ambientalmente responsável, tenha uma economia na utilização de recursos e uma otimização no descarte dos resíduos gerados”, explicou.

Georsinete de Castro, instrutora do segmento Beleza, antecipou o curso de Barbeiro para o próximo ano. “Surgiu uma demanda muito forte e o Senac está se preparando para ela. Com certeza alcançaremos o lugar de excelência, também, no curso de Barbeiro. Além deste, os cursos de micro pigmentação e de podologia vão chegar para fazer a diferença. Costumo falar que, nesta área, os profissionais precisam ser multicompetentes, pois nosso mercado vive de épocas sazonais. O próprio dono do salão de beleza precisa estimular seus funcionários a buscarem outras competências, não só aquelas pelas quais eles foram contratados”, disse a instrutora.

Casos de sucesso e depoimentos

Descrição da imagem. Foto horizontal de busto para cima de um homem, de aparência jovem, cabelo curto e liso e barba baixa, veste camisa social clara e segura microfone com a mão direita próximo a sua boca enquanto gesticula com a outra. Ele aparece no lado direito da imagem em semiperfil com a boca semiaberta, ao fundo, telão com projeção de Logomarca do Senac. Fim da descrição.
O radialista Fabrício Oliveira

No decorrer do evento, foram compartilhados casos de sucesso de alunos e egressos do Senac. O locutor e apresentador da Rádio Jovem Pan, Fabrício Oliveira, contou sua experiência como ex-aluno do curso de Rádio e TV: “Fomos a primeira turma quando a instituição resolveu ofertar novamente o curso de Rádio e TV. Estávamos imaturos, tudo era muito novo para nós e para a empresa. E, depois de passar pelo Senac, consegui vários trabalhos e realizar o que eu desejava à época. Um mês após o término do curso recebi a proposta de trabalhar na rádio 103 FM. Durante seis meses cobri as férias de alguns colegas e, depois desse período, fui efetivado na empresa. Desde então venho galgando meu espaço na Comunicação pois, apesar de ser formado em História e cursar Direito, é ela que pode me levar além fronteiras”, contou.

Alguns depoimentos foram apresentados em vídeo, como o do secretário municipal de Juventude e Esporte, Carlos Eloy, também aluno do curso de Rádio e TV do Senac: “Preciso agradecer à equipe do Senac por todo o apoio para que seus alunos tenham sucesso e para que a gente consiga aprender e evoluir na profissão. Sempre que possível digo às pessoas que trabalham comigo e aos meus amigos como é importante ter um curso e fazer parte da família Senac”.

Parceiros

Foto horizontal de busto para cima de uma jovem mulher de pele clara, cabelos longos, lisos e pretos, usa óculos de grau, um crachá de cordão verde, camisa branca e blaser preto. Ela está de semiperfil para a esquerda, com a boca semiaberta e olha para este lado, de onde surge uma mão masculina segurando um celular direcionado a ela e próxima a sua boca. Ao fundo, parede branca e corredor com piso tátil. Fim da descrição.
A assistente de RH, Izabel Camacho

Representantes de empresas parceiras também acompanharam a programação do evento, a exemplo do Hospital São Lucas, que hoje conta com 23 alunos do Senac em seu quadro de Aprendizes. “O Senac tem sido um forte parceiro no programa de Aprendizagem. O São Lucas é um hospital de grande porte, tem 40 setores, e metade dos nossos aprendizes está lotada nesses departamentos. O desenvolvimento pessoal e profissional deles é muito grande. No hospital eles aprendem várias coisas e vêm para cá trazendo a bagagem prática e lavam para lá a teoria, que eles aperfeiçoam através da prática. Inclusive, da turma que se encerrou em 17 de novembro, cinco aprendizes foram contratados, e os demais estão em nosso banco de dados, pois eles saem realmente qualificados para assumir qualquer função. No hospital lidamos com vidas, com pessoas em seus momentos mais críticos, e os aprendizes estão habilitados para trabalhar com essas pessoas”, declarou a assistente de RH do Hospital São Lucas, Izabel Camacho.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Notícias