Senac certifica alunos do Programa Miniempresas


Publicado em : 06/12/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de pessoas de pé, olhando para a frente e sorrindo, no palco de um auditório. Fim da descrição.
Alunos do Senac recebem certificado
Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de pessoas de pé, olhando para a frente, sorridentes, segurando a frente do corpo um certificado. Todos estão juntos, no paco de um auditório. Fim da descrição.
Alunos da Unit também participaram do Programa Miniempresas

A noite da última terça-feira, 05, foi de comemoração no Senac Sergipe, órgão integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. Na ocasião, aconteceu o encerramento do Programa Miniempresas, feito em parceria com a Junior Achievement, associação americana presente no Brasil. Foram entregues certificados aos alunos do Senac e da Universidade Tiradentes (Unit) participantes do projeto, cujo objetivo é despertar o empreendedorismo entre os jovens através da criação de miniempresas.

Além dos alunos, participaram da cerimônia o diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho, o presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement em Sergipe (JASE), Robson Santos Pereira, o diretor de Extensão da Unit, Geraldo Barreto Calasans Junior, a representante do Conselho Fiscal da JASE, Adriana Carolina Riquelme Dória, o coordenador do curso de Administração da Unit, José Valter Santos Filho, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unit, Laudelino Luiz Castro Tanajara, e o coordenador do Programa Senac Pleno, Antônio da Conceição Ramos.

Descrição da imagem. Foto horizontal de uma mulher e um homem de pé, sorridentes, olhando para a frente. A mulher, do lado esquerdo da imagem, veste saia preta e blusa escura, tem cabelos pretos lisos, e o homem, alto, calça preta e camisa social acinzentada, bigode e cabelos grizalhos, segura à frente do corpo um folheto com a mão direita e um certificado com a mão esquerda. Ao fundo parede branca com banner de coloração amarela. Fim da descrição.
Senac recebe certificado de Escola Parceira

O projeto foi desenvolvido ao longo de 15 semanas nas dependências do Senac, e a metodologia, aplicada por empresários voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Durante o programa, foram apresentados os fundamentos da economia de mercado e de atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada aluno se converteu em um miniempresário. Foram criadas duas miniempresas: a I9 Biju Sociedade Anônima Estudantil, composta por alunos do Senac, e a Procase Sociedade Anônima Estudantil, formada por estudantes da Unit.

Descrição da imagem. Foto horizontal de uma plateia repleta de pessoas jovens. Fim da descrição.
Achievers participam de cerimônia

Paulo do Eirado enalteceu a parceria entre as instituições de ensino e a Junior Achievement. “O Projeto Miniempresa é um atrativo a mais para o aluno, possibilitando alternativas de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de desenvolvimento de habilidades não desenvolvidas ao decorrer do curso. Por meio dessa parceria, o aluno desenvolve atitudes empreendedoras não somente ao participar da criação de uma miniempresa, mas principalmente ao vivenciar atitudes que valorizam e fortalecem sua própria vida”, declarou.

O coordenador do Senac Pleno também comemorou o resultado do programa, que já certificou mais de 300 alunos desde 2013. “O saldo foi, mais uma vez, positivo, pois esses alunos puderam desenvolver atitudes de protagonismo juvenil, despertaram o interesse pela disciplina, pela superação de conflitos, perceberam o que é construir e manter uma empresa. Foi um extraordinário ganho para eles. Realmente uma oportunidade ímpar para esses alunos”, destacou Antônio Ramos.

Na cerimônia foram certificados 37 alunos participantes, os achievers, das duas instituições. Os empresários voluntários que os auxiliaram nesse processo, chamados de advisers, também foram homenageados. Representantes do Senac e da Unit receberam o certificado de Escola Parceira da Junior Achievement e a placa Miniempresa 2016. Ainda foram premiados os alunos que se destacaram nas duas miniempresas.

Descrição da imagem. Foto horizontal de um jovem e um homem de meia idade, de pé, lado a lado, sorridentes. O jovem da esquerda, veste calça clara, camisa preta e cabelos pretos e curtos, e o homem da direita, tem barba e cabelos grizalhos, usa óculos de grau e veste camisa azul com logomarca do Senac Pleno. Ambos seguram juntos uma pequena placa amarela. Fim da descrição.
Daniel Henrique e Antônio Ramos
Descrição da imagem. Foto horizontal de uma mulher e um homem, lado a lado, olhando para a frente e sorrindo. Ela, à esquerda, usa vestido verde, óculos de grau e tem cabelos curtos e escuros, segura à frente do corpo um certificado. Ele, do lado direito da imagem, veste calça preta, camisa social acinzentada, cabelos e bigode grizalhos e sua mão direita está sobre o ombro direito da mulher. Ao fundo, parede branca com banner de coloração amarela. Fim da descrição.
Acácia Maria recebe certificado de Paulo do Eirado

Gratidão
Os achievers não pouparam elogios ao programa, a exemplo de Daniel Henrique Santos, premiado como diretor destaque da I9 Biju. “Eu pensei que seria apenas mais um curso, mas a Junior Achievement conseguiu me surpreender. Desde a escolha do produto, do nome, eu já sabia e apostei que conseguiríamos obter o êxito. E estar à frente como diretor de marketing foi uma experiência excepcional. Um desafio? Entender o que realmente o mercado queria. Mas superamos todas as adversidades e encontramos a fórmula da pulseira perfeita, preta e de pingente bússola, o nosso produto mais pedido. Hoje, alcançamos o nosso objetivo com êxito, produzimos muito, vendemos muito e claro, ganhamos muito. Só tenho a agradecer por todo o conhecimento trocado em tão poucos dias, agradecer aos advisers, que de forma voluntária sempre estiveram com a I9”, declarou.

‬Acácia Maria Cardoso Santos destacou os laços de amizade construídos. “As palavras que tenho para definir a I0 Biju são determinação e sucesso. O Programa Miniempresas mudou completamente minha forma de pensar e de agir. Foram momentos de muitas descobertas nesse mundo mágico do empreendedorismo. Quero agradecer a todos os participantes e aos advisers, que antes eram colegas de trabalho, mas agora tornaram-se amigos”, disse.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Notícias