Publicado em : 05/12/2016 - Por : Helmo Goes

Senac capacita militares pelo projeto “Soldado Cidadão”


Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de 15 jovens vestidos em farda militar e um homem com camisa verde escuro e lenço amarelo no pescoço, todos no meio de um laboratório de informática. Os jovens à frente estão sentados, e os do fundo da sala, estão de pé. Todos olham para a frente. Fim da descrição.

Turma de alunos militares

Quinze alunos militares concluíram o curso de Manutenção e Instalação de Redes de Computadores pelo Senac Sergipe, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. A qualificação ocorreu em parceria com o 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande dentro do projeto “Soldado Cidadão”, cujo objetivo é qualificar os militares para o mercado de trabalho.

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de 15 jovens vestidos em fardamento militar, todos sentados num laboratório de informática, formando duas filas, voltados para o fundo da sala, onde aparece de pé um homem, sorridente, olhando para a frente, fazendo sinal de positivo com a mão esquerda, vestido em calça beige, camisa verde escuro, lenço amarelo no pescoço e boina. Fim da descrição.

Pitanga ministra aula para recrutas

Após 20 dias letivos, os alunos estão aptos a trabalhar na área de manutenção tanto para empresas quanto de forma autônoma. “Primeiro eles dominaram a estrutura elétrica e adquiriram conhecimentos sobre o funcionamento do computador, como executar sua manutenção física e/ou lógica. E, por último, aprenderam a conectar esses computadores em rede para a distribuição de serviços, a exemplo da Internet”, explicou o instrutor Sérgio Antônio Pitanga.

Um dos alunos, o cabo Silva Alves destacou a forma como o instrutor Pitanga conduziu as aulas. “Gostei da didática do professor. Ele realmente domina o assunto e conseguiu nos ensinar de maneira leve e descontraída. Eu, que não tinha afinidade com tema, aprendi muita coisa e quero continuar estudando nessa área”, disse o cabo Silva Alves.

Já o cabo Alesy pôde se aprofundar em um assunto já conhecido. “Conhecia um pouco sobre o tema por ter feito um curso na área, mas aqui pude me aprofundar muito mais. Gostei bastante das aulas e indico a todos que façam um curso profissionalizante pelo Senac”, declarou.

Soldado Cidadão

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de jovens de pé, vestidos com fardamento do exército e as mãos para trás do corpo, formando quatro alinhamentos, sendo que no primeiro, há apenas dois jovens ao centro e na extremidade esquerda, um homem de bota, calça beige, camisa verde escuro, lenço amarelo no pescoço e boina, também com os braços para trás do corpo, e na estremidade direita, um homem moreno com sapato social, calça jeans escura, camisa social clara e crachá do Senac. Ao fundo, prede branca com grande logomarca do Senac. Fim da descrição.

Instrutor, alunos e o coordenador de Informática, Cláudio Cândido

O Projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

O programa funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.

Entre as áreas de qualificação disponibilizadas aos recrutas estão: telecomunicações, mecânica, alimentação, construção civil, artes gráficas, confecção, têxtil, eletricidade, comércio, comunicação, transportes, informática, vigilância, pintura e saúde.