Publicado em : 19/08/2016 - Por : Helmo Goes

Curso de Ventosaterapia e Magnetoterapia está com inscrições abertas


Descrição da imagem. Foto horizontal de duas pessoas numa sala branca. Um jovem está deitado sem camisa, com calça jeans, de bruços numa maca. Do lado esquerdo da imagem, um homem de óculos, calvo, camisa preta com logo do Senac, segura com a mão esquerda uma estrutura cilíndrica, transparente com a parte superior em formato de funil e inferior aberta, sobre a pele do jovem, e com a mão direita, uma estrutura em formato de seringa com cerca de dois palmos de altura e encaixe para a mão numa extremidade e na outra extremidade uma área cilíndrica fina encostada na ponta da outra estrutura. Fim da descrição.

Instrutor William Guerra aplica a técnica de ventosaterapia

O Senac/SE, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio, abriu inscrições para o curso de Ventosaterapia e Magnetoterapia. Ambos são tratamentos terapêuticos indicados para o alívio de dores, do estresse, melhora da circulação, dentre outros benefícios.
O curso será ministrado pelo instrutor William Guerra entre os dias 30 de agosto e 29 de setembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h ao meio-dia. Para se inscrever é preciso ter acima de 18 anos, o ensino médio completo, além do certificado de pelo menos 30h de um curso de anatomia.

Ventosaterapia
A técnica ganhou destaque nos Jogos Olímpicos Rio 2016 por ser utilizada por atletas que participam das competições. O nadador Michael Phelps, um dos maiores medalhistas da história, deixou o mundo curioso ao aparecer em público com as marcas no corpo características desta terapia.Descrição da imagem. Foto horizontal parcial das costas de uma pessoa, sobre a qual, 10 estruturas cilíndricas transparentes com parte inferior aberta e superior em formato de funil estão apoiadas. Elas estão organizadas em duas filas, sendo que a primeira do canto esquerdo superior está sendo apoiada por uma mão. Fim da descrição.

Mas se engana quem pensa que o tratamento da moda é algo recente. A ventosatarepia já existe há milhares de anos e utiliza a sucção, através de ventosas de vidro ou acrílico, como forma terapêutica.
É indicada para desintoxicação do organismo, lombalgias, dores musculares e abdominais, cefaleia, problemas digestivos e hipertensão arterial.

Magnetoterapia
Já a magnetoterapia é um método natural usado para aliviar a dor, restaurar a energia, melhorar o sono, reduzir inflamações, apoiar o processo de cicatrização, dentre outras indicações.

A terapia magnética é também utilizada há milhares de anos por todos os povos e civilizações, mas seu uso generalizou-se a partir dos anos 90 do século XX, e vem sendo cada vez mais utilizada em hospitais e clínicas de reabilitação física.