Aprendizes do Senac falam sobre o amor em projeto de final de curso


Publicado em : 20/09/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de jovens agrupados em pé sorrindo e posando para a foto. A maioria são moças, que se concentram do meio para o lado esquerdo da imagem, vestem vestido vermelho longo de alças largas, e no canto direito, alguns rapazes, vestem terno, calça e sapatos pretos, camisa social branca e gravata vermelha. Ao fundo, parede branca com janelas de vidro e bexigas vermelhas formando um arco. Fim da descrição.Alunos da turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Senac, órgão ligado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, trataram sobre os diferentes tipos de amor em seu projeto de conclusão de curso. A apresentação contou com palestras, números musicais e teatrais, e foi prestigiada por outras turmas da Aprendizagem, amigos e familiares dos alunos, além de colaboradores da empresa Cencosud que supervisionaram o trabalho dos aprendizes na rede de mercado varejista.

O projeto foi desenvolvido em duas fases: na primeira, os alunos levaram lanches, doações e brincadeiras para as crianças da Instituição Irmãs de Madre Tereza de Calcutá, situada no bairro Santos Dumont, em Aracaju. Nesta segunda etapa, já no auditório do Senac, os aprendizes trataram, por meio de palestras e dramatização, sobre os diferentes tipos de amor: o Ágape, o amor incondicional, espiritual; o Filos, o amor entre amigos, pais e filhos; e o Eros, aquele que está ligado à atração física.

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de cerca de 25 pessoas jovens em pé, posando para a foto sorrindo. Ao fundo estão moças com vestidos longos vermelhos, todos do mesmo modelo, na fila da frente, rapazes de terno, calça social e sapato pretos, camisa branca e gravata vermelha. Mais à frente, mulher com vestido estampado na altura do joelho, pele clara e cabelos pretos e lisos e sapato preto. Ao fundo, parede branca decorada com corações pequenos, vermelhos, e ao centro um telão com a imagem de um coração projetada. O piso é branco e um tapete comprido vermelho ao centro. Nos cantos inferiores da imagem, parte de cadeiras azuis. Fim da descrição. Segundo Karen Prata, instrutora responsável pelos alunos, a violência, intolerância, o ódio e outros sentimentos destrutivos, evidentes em algumas situações cotidianas, levaram a turma a querer falar sobre o amor. “Quando falamos em amor não podemos focar só em sentimento, pois é mais que isso. É gesto concreto que se solidifica nas coisas simples do dia-a-dia: um abraço, um aperto de mão, um sorriso, um olhar. Não precisamos de motivos para amar. Simplesmente amamos, pois é da nossa natureza”, declarou Karen.

Descrição da imagem. Foto horizontal, parcial, de três moças com farda do Senac sentadas num auditório. com várias outras pessoas fardadas também. As jovens tem cabelo cacheado, sendo as das extremidades o cabelo curto e a do meio o cabelo comprido, seguram uma flor de papel rosa com uma folhinha verde no cabo. Fim da descrição.Para a aluna Alessandra da Cruz Cardoso, o amor deve ser a base de todas as ações do ser humano. “O amor ao próximo é o que deveria guiar todas as pessoas pelo mundo. Com certeza teríamos menos guerra e sofrimento”, disse a aprendiz.

Os 23 alunos desta turma da Aprendizagem desempenharam suas funções no grupo de mercado varejista Censosud, responsável pela administração da rede de supermercados GBarbosa. Na empresa, os aprendizes puderam desempenhar diversas tarefas e aplicar, na prática, a teoria adquirida nas salas de aula do Senac.

Descrição da imagem.  Foto horizontal de uma jovem de vestido vermelho de costas, com as mãos sobre um púlpito transparente com o nome do Senac e próxima a um microfone, olhando para a plateia em um auditório. A plateia está repleta de jovens com a farda do Senac e as duas filas da frente estão ocupadas por pessoas com crachá do Senac. O espaço tem paredes, teto e piso claros e um tapete vermelho no corredor central. Fim da descrição.O operador de Contas da Cencosud, Isaías Pereira dos Santos, assistiu à apresentação dos alunos. Ele falou sobre a importância dos aprendizes para a empresa e destacou a parceria entre o Senac e o grupo varejista. “Essa parceria é tão importante para os alunos quanto para nós. É uma relação mútua em que todos ganham. Lá, eles iniciam sua carreira profissional, participam das atividades que demandamos, cumprem prazos e metas estabelecidas para eles, e nós orientamos quanto à postura no ambiente de trabalho, dentre outros quesitos. E também aprendemos com eles. É comum que, ao final do processo, aqueles que mais se destacarem e trouxerem resultados sejam contratados pela empresa”, destacou Isaías.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*